sábado, 9 de março de 2019

8 e 9 - “Pelo Futuro do Interior – Travar o Olival Super- Intensivo e Avançar com a Ferrovia”

No início das Jornadas Parlamentares do PEV verifica se logo atrasos dos comboios, devido a avaria de automotora. Prejuízo para as populações! Viagem de comboio Lisboa a Beja , 1 hora de atraso!


Depois de reunir com o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos de Beja, o PEV reúniu com a associação AmAlentejo e Beja Merece Mais para discutir sobre os problemas com se debatem as populações do distrito de Beja.



O segundo dia das Jornadas Parlamentares de Os Verdes começou às 9.00h com uma reunião na Câmara Municipal de Serpa, concelho também afetado pela cultura do olival e amendoal intensivo. 

Seguiu-se um encontro com a “Associação Ambiental de Amigos das Fortes” e com a população que há muito se confronta com os odores intensos e a libertação de partículas da fábrica de transformação de bagaço de azeitona. Fez-se, ainda, um percurso pelo olival intensivo com partida junto á Câmara de Ferreira do Alentejo. 



No final das Jornadas, realizou-se uma conferência de imprensa para balanço e apresentação das conclusões, que se realizou na Sala de reuniões do Hotel Francis- Praça Fernando Lopes Graça, em Beja


OsVerdes querem que o olival intensivo deixe de receber apoios públicos, mais fiscalização quanto à laboração e quantos aos efeitos dos pesticidas nos solos e nas linhas de água e o afastamento das culturas intensivas, e superintensivas, das zonas habitacionais e estabelecimentos de ensino, cumprindo um distanciamento mínimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário