Mariana Silva, candidata do PEV na lista da CDU ao Parlamento Europeu, integrou uma delegação de Os Verdes que esteve hoje em Beja, pelas 15.30h, de visita à Ovibeja, importante feira onde os ecologistas têm um stand dedicado ao tema das alterações climáticas.
quarta-feira, 24 de abril de 2019
quarta-feira, 17 de abril de 2019
Fortes – Ferreira do Alentejo - PEV Quer Ver Cumprida Resolução da Assembleia da República
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, sobre a Resolução da Assembleia da República n.º 279/2018, de 23 de agosto, com origem também no Projeto de Resolução do Grupo Parlamentar Os Verdes, sobre a “eliminação da poluição provocada pela empresa de extração de bagaço de azeitona na localidade de Fortes, Ferreira do Alentejo”, que volvidos 8 meses da sua publicação não se conhecem diligências efetuadas.
Pergunta:
Na sequência da aprovação pela Assembleia da República de várias iniciativas legislativas, nomeadamente do Projeto de Resolução do Grupo Parlamentar Os Verdes, sobre a “eliminação da poluição provocada pela empresa de extração de bagaço de azeitona na localidade de Fortes, Ferreira do Alentejo”, foi publicada a Resolução da Assembleia da República n.º 279/2018, de 23 de agosto.
Na referida Resolução, a Assembleia da República recomenda ao Governo medidas urgentes para acabar com o problema ambiental e de saúde pública relacionado com a laboração do bagaço de azeitona, em Fortes, Ferreira do Alentejo, e nos concelhos limítrofes.
Ora, volvidos oito meses após a publicação da Resolução da Assembleia da República n.º 279/2018, importa agora saber das diligencias desenvolvidas pelo Governo no sentido de dar cumprimento aos 10 pontos constantes dessa Resolução.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 - Que medidas foram já desenvolvidas pelo Governo no sentido de resolver o problema ambiental e de saúde pública relacionado com a laboração do bagaço de azeitona, em Fortes, Ferreira do Alentejo e nos concelhos limítrofes.
2 - Que diligências foram já assumidas pelo Governo no sentido de dar cumprimento, ponto por ponto, aos 10 pontos constantes da Resolução da Assembleia da República n.º 279/2018, de 23 de agosto.
Portalegre - Sobre a demissão do Presidente da Fundação Robinson

Por parte do PEV, há muito que o benefício da dúvida havia sido retirado a este Presidente e ao que resta do Conselho de Administração. Na reunião de Assembleia Municipal de fevereiro, a eleita de Os Verdes na bancada da CDU, Rosário Narciso, havia confrontado a Presidente da Câmara com a falta de sensibilidade e de capacidade de valorização do património da Fundação Robinson revelada por Faria Paixão, adivinhando já que nada de bom dali poderia advir.
O PEV continuará a lutar por este espaço que é de todos os portalegrenses, do Alentejo e do país e considera que o novo Conselho de Administração deve reunir consensos e ser nomeado tendo em conta a sua capacidade e vontade efetiva demonstrada de levar a cabo a Resolução da Assembleia da República N.º 70/2018.
quarta-feira, 10 de abril de 2019
Ministro do Ambiente Responde na Comissão Parlamentar por Iniciativa do PEV Sobre Segurança em Pedreiras
Por iniciativa do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, seguida por outros Grupos Parlamentares, o Ministro do Ambiente e Transição Energética esteve hoje na Comissão de Economia, a responder sobre medidas tomadas nas pedreiras, na sequência do colapso da estrada nacional 255, no troço Borba–Vila Viçosa, ocorrido no passado dia 19 de novembro de 2018.
A deputada do PEV, Heloísa Apolónia considerou que o acidente de Borba tinha quebrado a confiança natural que os cidadãos têm no Estado e que só a tomada de medidas concretas, para prevenir situações como a de Borba, devolverá essa confiança aos cidadãos.
A deputada ecologista afirmou ainda que, é entendimento do PEV que a efetivação da segurança, nesta atividade de risco que são as pedreiras, passa em muito pelo efetivo reforço de meios humanos para a fiscalização.
Só assim a legislação existente será cumprida assim como o Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica e ações subsequentes.
sexta-feira, 5 de abril de 2019
Os Verdes "palntam" 500 bandeiras negras contra o olival intensivo
Os Verdes começaram ontem a revestir o Alentejo de negro contra o olival intensivo e superintensivo - a iniciativa começou em Elvas, com contato com a população e com a colocação das bandeiras negras que assinalam, neste concelho em que o olival intensivo está em expansão, os problemas ambientais que esta cultura intensiva trará: agravamento da seca, poluição dos recursos hídricos, empobrecimento e contaminação dos solos, perda de biodiversidade. A iniciativa contou com a presença de Mariana Silva e Tiago Aldeias, candidatos do PEV nas listas da CDU ao Parlamento Europeu e de dirigente e ativistas do Alentejo.
Depois da apresentação da campanha em Elvas e de uma ação de sensibilização da população, o PEV percorreu os concelhos afetados do Alto Alentejo - Monforte, Avis, Sousel, Veiros, Benavila, Vila Fernando, Vaiamonte - deixando os "alertas" negros e as faixas "#Olival intensivo, para a saúde e para o ambiente é nocivo".
Hoje, 5, OsVerdes continuaram a revestir o Alentejo de NEGRO contra o olival intensivo e superintensivo - depois de ontem, dia 4, ter estado nos concelhos a sul de Portalegre, a ação ecologista de hoje começou em Évora, com contato com a população e continuará com a "plantação" de bandeiras no mesmo concelho, passando depois para Redondo, Portel e Viana do Alentejo.
Publicada por
Afonso Henriques e Delfina Fernandes
à(s)
sexta-feira, abril 05, 2019
Sem comentários:

Etiquetas:
Alentejo,
Alterações Climáticas,
Beja,
biodiversidade,
Évora,
Olival intensivo,
poluição,
Portalegre,
seca
Jornadas Parlamentares de Os Verdes “Pelo Futuro do Interior – Travar o Olival Super- Intensivo e Avançar com a Ferrovia”
O Grupo Parlamentar Os Verdes dedica as suas Jornadas Parlamentares, da presente sessão legislativa, a realizar nos dias 8 e 9 de abril, ao Olival Intensivo e Ferrovia.
Na perspetiva do PEV o olival intensivo representa uma ameaça de morte do futuro do Alentejo, destrói solos e contamina águas, situação tanto mais grave, quando nos estamos a confrontar com os estudos que apontam esta como a região do país mais vulnerável à seca, como consequência das Alterações Climáticas.
Por outro lado, a eletrificação da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja, uma das medidas para combater a interioridade, facilitar a mobilidade, potenciar a atração de empresas e gerar mais postos de trabalho, desenvolvendo o turismo, ajudando na fixação de pessoas, alavancando o potencial do terminal aeroportuário de Beja, ou seja, como forma de promover o desenvolvimento económico, social e ambiental do distrito de Beja, foi uma das propostas que o PEV viu aprovada em sede de OE2019.
Estas Jornadas Parlamentares culminam a campanha iniciada pelo PEV, em que percorreram concelhos dos 3 distritos alentejanos mais afetados, pela proliferação do olival intensivo, onde foram colocadas 500 bandeiras negras a assinalar estes locais nos distritos de Portalegre, Évora e Beja.
PROGRAMA
8 ABRIL – 2.ª FEIRA
9.00h- Partida (estação Lisboa-Oriente) de Comboio para Beja;
11.21h - Chegada a Beja – Declarações à Comunicação Social à chegada à estação;
15.30h - Reunião com a Câmara Municipal de Cuba;
17.30h - Reunião com a Escola Superior Agrária de Beja no Campus do Instituto Politécnico de Beja;
19.00h – Reunião com Comissão de Utentes de Beja - Terreiro dos Valentes, nº 4, 1º B, Beja;
21.30h - Reunião com AMAlentejo, com Movimento Beja Merece Mais e com Plataforma Alentejo - sala de reuniões do Hotel Francis- Praça Fernando Lopes Graça, lote 31, em Beja.
9 ABRIL – 3.ª FEIRA
9.00h - Reunião com a Câmara Municipal de Serpa;
11.30h- Reunião com a “Associação Ambiental de Amigo das Fortes" e outros populares - sede da Associação, em Fortes, ao lado da Escola do 1.º Ciclo, Concelho de Ferreira do Alentejo;
14.30h - Percurso pelo olival intensivo com partida junto á Câmara de Ferreira do Alentejo – As senhoras e senhores jornalistas que assim o entenderem poderão acompanhar-nos durante o percurso.
16.00h- Conferência de Imprensa para apresentação das conclusões das Jornadas Parlamentares – Sala de reuniões do Hotel Francis- Praça Fernando Lopes Graça, lote 31, em Beja.
Publicada por
Afonso Henriques e Delfina Fernandes
à(s)
sexta-feira, abril 05, 2019
Sem comentários:

Etiquetas:
Alentejo,
Beja,
Évora,
Jornadas Parlamentares,
Olival intensivo,
parlamento,
Portalegre,
Transporte ferroviário
quarta-feira, 3 de abril de 2019
Os Verdes Revestem Alentejo de Negro Contra o Olival Intensivo
Depois das bandeiras negras que assinalaram a fome no Alentejo, em tempos idos, agora o PEV irá assinalar, com 500 bandeiras negras, a ameaça de morte do futuro do Alentejo, que paira sobre os seus solos e águas, com a expansão do olival intensivo (Super intensivo) que destrói solos e contamina águas, situação tanto mais grave, quando nos estamos a confrontar com os estudos que apontam esta como a região do país mais vulnerável à seca, como consequência das Alterações Climáticas.
Os Verdes convidam as senhoras e senhores jornalistas para o lançamento desta campanha, que ocorrerá em Conferência de Imprensa, amanhã 5.º feira, pelas 10.30h, em Elvas, na Praça 25 de abril e que contará com a presença da 1.ª candidata do PEV ao Parlamento Europeu, na Lista da CDU.
Campanha, a partir da qual Os Verdes irão fazer um percurso pelos concelhos, dos 3 distritos alentejanos, mais afetados: 5.ª feira – distrito de Portalegre, 6.ª feira distrito de Évora, terminando na 3.ª feira no distrito de Beja.
Subscrever:
Mensagens (Atom)