sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Os Verdes defendem o encerramento da Central Nuclear de Almaraz

O Conselho de Segurança Nuclear de Espanha tornou público que a Central Nuclear de Almaraz, assim como a Central de Ascó, usam, designadamente nos seus geradores, peças produzidas numa fábrica francesa que apresentam irregularidades no controlo de qualidade. Uma dessas irregularidades reporta-se a falhas nos ensaios dos resultados obtidos pelo uso das peças.

Como é do conhecimento público, a Central Nuclear de Almaraz tem tido vários incidentes no seu funcionamento, passou há muito o seu tempo útil de vida e recorrentemente surgem notícias de mais fatores de ameaça à segurança desta Central Nuclear.

Nesse sentido, Os Verdes reafirmam que a Central Nuclear de Almaraz constitui um perigo iminente para as populações, para o território e para os recursos naturais tão fundamentais como é o Rio Tejo.

Situando-se a escassos 100Km da fronteira portuguesa, junto ao Tejo, os portugueses devem mobilizar-se com os espanhóis no sentido de exigirem aquilo que é fundamental: O Encerramento da Central Nuclear de Almaraz!

Os Verdes exigem o encerramento desta Central Nuclear, face a todos os elementos de insegurança que já se conhecia, acrescendo agora esta revelação do Conselho de Segurança Nuclear de Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário