terça-feira, 8 de março de 2011

NO PARLAMENTO SOBRE LINHA FERROVIÁRIA DE BEJA

“OS VERDES” VÃO APRESENTAR PROJECTO DE RESOLUÇÃO

NO PARLAMENTO

SOBRE LINHA FERROVIÁRIA DE BEJA

“Os Verdes” reuniram hoje com a Associação de Defesa do Património de Beja com vista a abordar a problemática decisão da CP e do Governo de acabar com as ligações ferroviárias directas de Beja a Lisboa.

“Os Verdes” consideram esta decisão absolutamente inaceitável do ponto de vista da promoção do desenvolvimento do interior do País, do direito à mobilidade dos cidadãos, da nossa extrema necessidade de independência do petróleo e do combate às alterações climáticas.

Esta questão não é nova para “Os Verdes” na medida em que há anos que propomos no PIDAC a electrificação da linha ferroviária do Alentejo, com ligação directa a Lisboa, o que permitiria que os passageiros demorassem cerca de hora e meia de Beja a Lisboa. O que a CP e o Governo estão a propor aos passageiros com a não electrificação da linha e com a perda das ligações directas, é que demorem duas horas e meia. Isto é um claro incentivo a que os cidadãos não procurem o comboio como forma de mobilidade e “Os Verdes” receiam que este seja apenas mais um passo para acabar definitivamente com a ligação ferroviária a Beja como já aconteceu com outras três capitais de distrito (Bragança, Vila Real e Viseu).

Face a tudo isto, e sendo que vai ser discutida uma petição na Assembleia da República (relembramos que as petições não são votadas), “Os Verdes” vão apresentar no Parlamento um Projecto de Resolução para ser discutido no mesmo dia da petição, de modo a requerer a electrificação dessa linha ferroviária bem como a manutenção das ligações directas a Lisboa. Este Projecto de Resolução será obrigatoriamente votado, obrigando todos os deputados e Grupos Parlamentares a manifestarem a sua posição e, ao ser aprovado será uma boa forma de pressão sobre a CP e o Governo para garantir os direitos das populações do Distrito de Beja.

O Grupo Parlamentar “Os Verdes”

Sem comentários:

Enviar um comentário