sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"OS VERDES" E AS REVOLTAS NO MUNDO ARABE

“OS VERDES” SOLIDÁRIOS COM AS REVOLTAS NO MUNDO ÁRABE ALERTAM PARA A NECESSIDADE DO FIM DO IMPÉRIO PETRÓLEO
As recentes convulsões no Norte de África têm levado para a rua milhares de manifestantes, opositores aos diferentes governos, e já conduziram ao derrube dos líderes governamentais na Tunísia e no Egipto. Estas revoltas têm-se propagado de forma contagiante e têm agitado não só a África e o Médio-Oriente, mas também a comunidade internacional.
“Os Verdes” entendem que o desenvolvimento dos acontecimentos deve ser acompanhado com alguma precaução e que os diferentes povos devem encontrar no seu seio, e de forma soberana, as respostas às suas revoltas. Não podemos deixar de apoiar a legítima indignação dos povos e o seu direito à manifestação e vontade de mudança. Entendemos que a comunidade internacional deve prestar o auxílio necessário para os refugiados dos conflitos.
Apesar das notícias que nos vão chegando serem contraditórias e imprecisas, não podemos também deixar de condenar a utilização dos pesados meios militares contra os manifestantes e o incerto mas elevado número de mortos que já causaram.
O que estes conflitos continuam a demonstrar é a crise energética que lhes está subjacente e a dependência que continuamos a ter dos combustíveis fósseis. Ciclicamente o Mundo vai-se confrontando com resistência à necessidade urgente de reduzir drasticamente a sua dependência do petróleo e dos combustíveis fósseis. Cada Estado, país, nação, deve definir um caminho estratégico para a sua soberania energética. É esse desafio que, mais do que nunca, se nos coloca.
Em Portugal, uma menor dependência do petróleo significa o desenvolvimento e diversificação da rede de transportes públicos, nomeadamente o ferroviário, uma redução da utilização do automóvel particular e daí um menor investimento em vias rodoviárias. Um repensar na mobilidade nomeadamente ao nível urbano e nos modos suaves de mobilidade, que dispensam o uso de combustíveis fósseis. A necessidade imperiosa de garantir a soberania alimentar dos povos e, muito em particular, em Portugal, reduzindo drasticamente a necessidade do transporte internacional de mercadorias.
E é bom percebermos que não é só o Mundo Árabe que está em revolta.
O Partido Ecologista “Os Verdes”
Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
www.osverdes.pt
Lisboa, 25 de Fevereiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário