sexta-feira, 18 de maio de 2012

DESEMPREGO



Os números de desemprego ontem, dia 16 de Maio, divulgados pelo INE são rigorosamente dramáticos. 14,9% de desemprego declarado, sendo que o desemprego jovem já ultrapassa os 36%, (mais de 1/3 dos jovens quer trabalhar e não encontra, no seu país, como fazê-lo!). Isto não é presente, nem futuro para ninguém!!
Estes números representam famílias em desespero, num drama desgraçado, a perder modo de subsistência, a perder autonomia, em suma, a perder liberdade!
Se juntarmos a estes números as previsões que o próprio FMI e a Comissão Europeia, (membros da Troika), fazem para Portugal nos próximos tempos, tudo isto se torna um drama estrutural! E a pergunta que se impõe é: como é possível uma insensibilidade humana tal, que os leva a insistir numa austeridade que é a geradora justamente destas consequências? Como???
Mas dramática é também a reação do 1º Ministro de Portugal, que perante os níveis assustadores de desemprego, considera que perder o trabalho é uma oportunidade que se abre na vida! Acrescenta que se deve retirar o estigma dos desempregados! Esta faz-me lembrar aquela tendência que hoje o capitalismo usa, que é chamar aos trabalhadores “os colaboradores”. O 1º ministro talvez gostasse de começar a chamar aos desempregados “os repletos de oportunidades”!... 14,9% de pessoas com uma imensa oportunidade na vida...é pouco????
Tudo isto é de uma insensibilidade arrogante, é um cúmulo inaceitável e é a confirmação que o Governo não prepara nada, nada para combater eficaz e urgentemente o desemprego!
O desafio que o PEV propõe é que no próximo debate quinzenal o 1º Ministro leve à Assembleia da República uma estratégia clara e direta de combate ao desemprego!
Heloísa Apolónia
Deputada de "Os Verdes" eleita pelo Sistrito de Setúbal
17-05-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário