Mostrar mensagens com a etiqueta Transporte ferroviário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Transporte ferroviário. Mostrar todas as mensagens

sábado, 12 de janeiro de 2019

Ramal de Portalegre Inscrito no PNI 2030, Graças a Os Verdes

Graças à persistente luta travada e a uma firme negociação com o governo, o PEV conseguiu a inscrição do Ramal de Portalegre no PNI 2030 (Programa Nacional de Investimento).

Este investimento aparece inscrito no quadro do Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional com uma verba atribuída de 235 Milhões de Euros para a totalidade do Programa e permite atender não só ao Estudo de viabilidade do ramal, mas também ao Projeto.

A chegada do comboio a zona industrial, aproximando o comboio da cidade, deu mais um passo para se tornar realidade.


No entanto, o PEV não vai ficar de braços à espera que aconteça, mas vai continuar mobilizado e apelar a todos os Portalegrenses a continuarem ao nosso lado até à concretização desta obra.

O PEV está convicto que este Ramal é uma porta aberta para o desenvolvimento de Portalegre, tanto a nível de passageiros como de mercadorias, ligando a cidade ao Porto de Sines, Espanha e à Linha do Norte.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

OE2019 - Verdes Veem Aprovada Proposta de Eletrificação da Linha Ferroviária entre Casa Branca e Beja


No segundo dia de votações, em sede de Orçamento do Estado 2019, foi aprovada a proposta do PEV que visa a eletrificação da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja.

O PEV, ao longo dos anos, tem defendido esta proposta como uma das medidas para combater a interioridade, facilitar a mobilidade, potenciar a atração de empresas e gerar mais postos de trabalho, desenvolvendo o turismo, ajudando na fixação de pessoas, alavancando o potencial do terminal aeroportuário de Beja, ou seja, como forma de promover o desenvolvimento económico, social e ambiental do distrito de Beja.


Com esta aprovação fica criada a expetativa para a desejável segunda fase, a reativação e respetiva eletrificação da linha ferroviária de ligação entre Beja e Funcheira. Este será o caminho que “Os Verdes” irão prosseguir, ao lado das populações e dos seus anseios.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Verdes Veem Aprovado Primeiro Passo Para Construção do Ramal Ferroviário de Portalegre

Foi hoje dado o primeiro passo com a aprovação, em sede de Orçamento do Estado, da proposta do PEV, para aproximar a Linha do Leste da zona industrial à cidade de Portalegre, com a construção de um ramal.

A proposta apresentada pelo PEV, e hoje aprovada, dá o aval à realização de um estudo de viabilidade desta obra ferroviária.


Os Verdes relembram que esta proposta, que vêm a defender há muito tempo, recolheu forte apoio da população da cidade e do concelho de Portalegre, apoio expresso através da assinatura de postais pela população e que foram entregues ao Secretário de Estado dos Transportes.

Os Verdes não duvidam que esta manifestação expressa da vontade da população, pela construção do ramal, de apoio à iniciativa do PEV, deu uma ajuda inegável para a aprovação desta medida em sede de Orçamento do Estado.

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Ramal de Portalegre vai no OE 2019 por proposta do PEV

O Partido Ecologista Os Verdes, insistindo na necessidade da construção da ligação ferroviária entre a estação de Portalegre e a zona industrial da cidade, avançou, hoje, no quadro do OE2019, com a proposta para elaboração de um estudo de viabilidade deste investimento, que consideram fundamental para o desenvolvimento do concelho e do distrito.

Esta proposta avançada pelo PEV já teve acolhimento favorável do governo.

Relembramos que, esta proposta recolheu um forte apoio dos Portalegrenses, manifestada através da assinatura de um postal, entregue em junho ao Secretário de Estado dos Transportes, e que, caso o investimento se venha a realizar, vai permitir a ligação direta da cidade, tanto para mercadorias, como para pessoas, a Lisboa e Porto, assim como a Badajoz, Elvas e porto de Sines.




sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Governo Confrontado pelo PEV No Plenário da AR Com a Necessidade de Construir o Ramal de Portalegre


No quadro do debate sobre Interioridade, decorrido hoje na Assembleia da República, a deputada Heloísa Apolónia de Os Verdes confrontou o Ministro Adjunto, com a necessidade urgente de construção do ramal de Portalegre, como um dos exemplos concretos e estratégicos para combater a interioridade.

A deputada considerou que, no momento em que está mais que comprovado, do ponto de vista científico, que as Alterações Climáticas vão afetar o Alentejo, o combate à interioridade nesta região passa por escolhas acertadas e como tal apontou como caminho errado e muito preocupante o olival intensivo , que como sabemos está a ganhar terreno, nomeadamente no sul do distrito, e como caminhos corretos o investimento e desenvolvimento da ferrovia, apontando o ramal de Portalegre como peça estratégica para ligação da capital do distrito ao porto de Sines, favorecendo a atração de empresas e a criação de postos de trabalho no concelho e distrito.

Na abertura da intervenção a deputada ecologista não deixou de apontar responsabilidades aos anteriores governos pelo estado de interioridade a que uma vasta área do país chegou, nomeadamente o Alentejo.



sexta-feira, 21 de setembro de 2018

“COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR” - Hoje - Encerramento da Ação na Linha do Algarve

O Partido Ecologista Os Verdes lançou, no dia 28 de agosto, uma ação nacional em defesa do transporte ferroviário intitulada “Comboios a Rolar, Portugal a Avançar”, que percorreu semana a semana todo o País, terminando hoje, ainda no decorrer da Semana Europeia da Mobilidade 2018.

Para encerrar esta grande ação que percorreu as linhas ferroviárias nacionais, que necessitam de urgente intervenção, hoje, dia 21 de setembro, Os Verdes percorrerão a Linha do Algarve, a partir da estação ferroviária de Faro:

11h45 – Declarações à imprensa na estação de Faro:
12h22 - Saída de um grupo de ativistas Verdes no comboio, em direção a Lagos, com chegada às 14h08, onde se prestarão declarações à comunicação social; 
12h55 – Saída de outro grupo de ativistas Verdes no comboio, em direção a Vila Real de Santo António, onde chegarão às 14h05 e prestarão declarações à comunicação social.

Retorno da viagem de comboio, dos dois grupos de dirigentes e ativistas de Os Verdes até Tunes, com chegada às 16,11 h, onde ocorrerá um encontro com os órgãos autárquicos do Município de Silves (Câmara e Assembleia Municipal) e será feito um balanço à Comunicação Social, da viagem pela Linha do Algarve.

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Amanhã - BEJA - “COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR”

O Partido Ecologista Os Verdes lançou, no dia 28 de agosto, uma ação nacional em defesa do transporte ferroviário intitulada “Comboios a Rolar, Portugal a Avançar”, que irá percorrer semana a semana todo o País, até ao fim da Semana Europeia da Mobilidade, a 22 de setembro.

Dando continuidade a esta ação nacional em defesa da ferrovia, amanhã, 13 de setembro, Os Verdes sairão de Lisboa – Oriente, no comboio das 9:02h, com destino a Beja, com chegada prevista às 11h21.


Em Beja, após a chegada, dirigentes e ativistas de Os Verdes reunirão com entidades e Autarquia de Beja, para debaterem as carências e debilidades do serviço ferroviário, que se sente na utilização deste meio de transporte, de acordo com o seguinte agendamento:

11h45 ---Reunião com Presidente do Instituto Politécnico de Beja (no Instituto)
15h ----Reunião com Associação de Defesa do Património de Beja
16h ---Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Beja
17h30 ---Conferência de imprensa na Estação de Caminhos de Ferro de Beja.

Após o término da reunião na Câmara Municipal, previsto para as 17:30h, Os Verdes darão uma conferência de imprensa na Estação de Caminhos de Ferro de Beja, para a qual convidamos os Senhores e as senhoras jornalistas.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Amanhã - ÉVORA “COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR”

Em Évora, após a chegada, dirigentes e ativistas de Os Verdes contactarão com a população, para debaterem as carências e debilidades do serviço de passageiros, que os utentes sentem na utilização deste meio de transporte.

Durante o período da tarde efetuarão reuniões com os órgãos autárquicos do Concelho de Évora, de acordo com o seguinte agendamento:

12h – Reunião com Presidente da Assembleia Municipal de Évora,
15h – Reunião com Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Após o término da reunião na Câmara Municipal, previsto para as 16h, Os Verdes darão uma conferência de imprensa junto ao edifício da Câmara, para a qual convidamos os Senhores e as senhoras jornalistas.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

“COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR” - Portalegre - Um ano depois, Os Verdes assinalam o regresso do transporte de passageiros à Linha do Leste e continuam a luta por mais comboios

Um ano depois, Os Verdes assinalam a reposição do transporte de passageiros à Linha do Leste entre o Entroncamento e Badajoz, com uma viagem de comboio.

Esta iniciativa terá lugar na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, e não visa apenas comemorar esta melhoria, para a qual Os Verdes deram um contributo inegável, mas também dar continuidade à luta exigindo a implementação de mais horários, e alargando a oferta de serviços, por forma a melhor servir a população e o desenvolvimento do distrito de Portalegre.


Esta viagem pela Linha do Leste integra-se numa campanha mais vasta em defesa da ferrovia que Os Verdes vão promover, intitulada "Comboios a Rolar, Portugal a Avançar", que terá início na terça-feira dia 28 de agosto, com uma visita ao Pólo Oficinal da EMEF e às áreas de parqueamento de material circulante inoperacional no Entroncamento, e que se prolonga até à Semana Europeia da Mobilidade.

Vimos convidá-los a participarem connosco na viagem no comboio na Linha do Leste, podendo juntarem-se no Entroncamento, ou em qualquer outra estação da linha, ou a comparecer nos locais onde serão feitas declarações à imprensa.

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Portalegre - Campanha “Um Postal por um Ramal” Chegou ao Fim!

A Campanha “Um Postal por um Ramal”, lançada pelos Verdes no fim de janeiro, que visava recolher o apoio da população para a construção de um Ramal Ferroviário que ligue a Linha do Leste ao Parque Industrial de Portalegre, aproximando o comboio da cidade e facilitando deste modo o acesso às pessoas e às mercadorias, chegou ao fim.

Na próxima terça-feira, dia 12 de junho, ao final da tarde, Os Verdes irão entregar os cerca de 1500 postais assinados, recolhidos na cidade de Portalegre, ao longo de três meses, ao Secretário das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.




quinta-feira, 5 de abril de 2018

Património Corticeiro da Robinson e Linhas de Elvas Temas da reunião ontem, em Évora entre Os Verdes e a Diretora de Cultura do Alentejo

Nesta reunião ocorrida por sugestão do Ministro da Cultura, na sequência de uma conversação sobre esta matéria entre a Direção do PEV e este responsável do Governo, foram delineados os primeiros passos para juntar à volta da mesa, no início de maio, todas as entidades intervenientes neste assunto.

Na reunião estiveram presentes a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e os Dirigentes dos Verdes responsáveis pelo Alentejo, nomeadamente Manuela Cunha e ainda ativistas Verdes de Portalegre, entre os quais, Rosário Narciso, eleita pela CDU na Assembleia Municipal de Portalegre.

Os Verdes, estão a aguardar a tomada de posse do novo Conselho de Administração da Fundação Robinson, o que incompreensivelmente se tem arrastado, para poder imediatamente reunir com o mesmo, conforme já solicitado.

Nesta reunião Os Verdes deram ainda a conhecer à DRCA, a proposta que apresentaram à Administração da CP e também ao Ministro da Cultura para promover o turismo ferroviário, na Linha do Leste, nomeadamente com a criação da “ROTA DAS LINHAS DE ELVAS”, à similitude do que existe na Linha do Douro com a “Rota das Amendoeiras” e o reforço de oferta de horários em eventos culturais e religiosos.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Portalegre - Continua a Campanha de Os Verdes “Um Postal por um Ramal”

Agora que o serviço diário de passageiros voltou à Linha do Leste, Os Verdes querem aproximar o comboio da cidade e do Parque Industrial de Portalegre para que este seja uma verdadeira alternativa de transporte.

A campanha “Um Postal por um Ramal”, onde se pretende recolher assinaturas da população para apoio a este objetivo, continua amanhã, sábado dia 3, no Mercado Municipal de Portalegre, entre as 9h e as 12 horas. 

A iniciativa de recolha de assinaturas contará, entre outras, com a presença dos dirigentes nacionais do PEV Manuela Cunha e João Gordo e com a representante de Os Verdes, no quadro da CDU, na Assembleia Municipal de Portalegre, Rosário Narciso.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Portalegre - Campanha “Um Postal por um Ramal” começa na quinta-feira


Agora que o serviço diário de passageiros voltou à Linha do Leste, Os Verdes querem aproximar o comboio da cidade e do Parque Industrial de Portalegre para que este seja uma verdadeira alternativa de transporte.

Depois de ter entregue um Projeto de Resolução na Assembleia da República para a construção de um Ramal que faça essa aproximação, Os Verdes querem agora mobilizar a população de Portalegre para defender a construção dessa infraestrutura.

Por isso, lançam na próxima quinta-feira, 25 de janeiro, na cidade de Portalegre, uma campanha intitulada “Um Postal por um Ramal”, onde pretendem recolher assinaturas da população para apoio a este objetivo.

A iniciativa arrancará às 11h no plátano do Rossio e desde já convidamos os senhores jornalistas para declarações aos órgãos de comunicação social. A abertura da campanha contará, entre outras, com a presença da dirigente nacional do PEV Manuela Cunha, e com a representante de Os Verdes, no quadro da CDU, na Assembleia Municipal de Portalegre, Rosário Narciso.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Portalegre – Conferência de Imprensa - Os Verdes apresentam Projeto Parlamentar para aproximar o comboio da cidade

Os Verdes convidam os órgãos de comunicação social para uma Conferência de Imprensa a realizar na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, pelas 11h, no Parque Industrial de Portalegre (frente ao restaurante Jorge Isidro).


Depois do transporte diário de passageiros ter regressado à Linha do Leste graças à luta travada pelos Verdes, com grande apoio da população, o PEV pretende agora lutar para trazer o transporte ferroviário até à Zona Industrial, aproximando-o assim da cidade, mobilizando Portalegre para este objetivo que poderá dar um forte contributo para o desenvolvimento da cidade e do concelho.


Os Verdes apresentarão nesta Conferência de Imprensa o Projeto de Resolução que visa criar um Ramal Ferroviário de ligação entre a Estação Ferroviária de Portalegre e a Zona Industrial.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

ÉVORA - Ontem, na Comissão Parlamentar do OE/2018, Os Verdes defenderam investimentos ferroviários estruturantes

Ontem, no quadro do debate do Orçamento de Estado na especialidade, a deputada ecologista Heloísa Apolónia questionou o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, sobre opções e investimentos ferroviários que o Partido Ecologista Os Verdes considera fundamentais para quebrar as assimetrias regionais, desencravar o Alentejo e dar um impulso fundamental à atividade económica da região.

Em relação a Évora, a deputada de Os Verdes, na sua intervenção, questionou o Ministro sobre o ponto de situação em que se encontram os estudos dos traçados da linha Sines/Caia, na zona de Évora.

Heloísa Apolónia insistiu ainda com o governante para que este esclarecesse se para além do transporte de mercadorias esta linha garantirá também o transporte de passageiros, assim como com a importância da construção da Plataforma Logística do Caia, do lado português, questões que Os Verdes consideram fundamentais, para que este investimento seja plenamente aproveitado e venha contribuir para o desenvolvimento do Alentejo, nomeadamente para o distrito de Évora. 

A deputada Heloísa Apolónia reafirmou ainda, junto do Ministro, a necessidade de aquisição de material circulante, material este que é fundamental para melhorar a oferta do serviço de passageiros.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Hoje, na Comissão Parlamentar do OE/2018, Os Verdes defenderam investimentos ferroviários estruturantes para o Alto Alentejo

Hoje, no quadro do debate do Orçamento de Estado na especialidade, a deputada ecologista, Heloísa Apolónia, questionou o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, sobre opções e investimentos ferroviários que o Partido Ecologista Os Verdes considera fundamentais para quebrar as assimetrias regionais, desencravar o Alto Alentejo e dar um impulso fundamental à atividade económica da região.

Em relação a Elvas, a deputada de Os Verdes, na sua intervenção, sublinhou a importância da construção da Plataforma Logística no concelho, por forma a atrair investimento para Elvas e para a região.

Já no passado Sábado, em Elvas, a dirigente do PEV, Manuela Cunha, tinha tornado público, num debate promovido pela Associação Empresarial de Elvas e a NERPOR, que o Governo tinha assegurado aos Verdes que não dava o assunto por fechado.

A deputada do PEV questionou ainda o Ministro se a linha Sines/Caia também irá garantir o transporte de passageiros, questão que Os Verdes consideram fundamental para que o investimento seja verdadeiramente potenciado e para que este sirva plenamente o Alentejo.

Em relação a Portalegre, Os Verdes questionaram o Ministro Pedro Marques sobre se perspectiva poder construir uma ligação ferroviária, da Linha do Leste, na estação de Portalegre, até à zona industrial do concelho.

Para Os Verdes, este pequeno ramal, com cerca de 12 kms, permitiria desencravar este parque industrial e fazer a ligação do transporte de passageiros à cidade. Os Verdes vão avançar com esta proposta em sede parlamentar.

A deputada Heloísa Apolónia insistiu ainda com o Ministro sobre a necessidade de aquisição de material circulante, material este que é fundamental para melhorar a oferta do serviço de passageiros na linha do Leste.


Na mesma audição, Heloísa Apolónia questionou Pedro Marques, sobre a necessidade de eletrificação e requalificação da Linha de Beja, para uma ligação direta a Lisboa.



terça-feira, 31 de outubro de 2017

Supressão de comboios entre Casa Branca e Beja questionada pelo Os Verdes

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, sobre a supressão de comboios, de atrasos frequentes, falta de explicação aos utentes e de o material circulante estar obsoleto. A idade média da frota circulante é superior a cinquenta anos, tem elevados custos de manutenção e baixa fiabilidade na linha ferroviária entre Casa Branca e Beja. 

Pergunta:

As queixas e o sentimento de revolta de quem utiliza a linha entre Casa Branca e Beja tem vindo a aumentar em virtude da supressão de carreiras, de atrasos frequentes, falta de explicação aos utentes e de o material circulante estar obsoleto. A idade média da frota circulante é superior a cinquenta anos, tem elevados custos de manutenção e baixa fiabilidade.

Esta situação para além de estar a fragilizar substancialmente o direito à mobilidade das pessoas contraria ainda toda a filosofia subjacente a uma política sustentável de transportes que exige um forte investimento nos transportes públicos, sobretudo na ferrovia, para que os transportes públicos constituam uma real alternativa à utilização da viatura particular.

Face ao exposto e dado que a Assembleia da República aprovou a resolução nº 74/2017, de 26 de abril, que recomenda, entre outras, como prioridade a requalificação da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja, incluindo a sua eletrificação, solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Que diligências foram já desencadeadas pelo Governo no sentido de dar cumprimento à Resolução 74/2017 de 26 de abril?

2. Para quando prevê o governo concluir o integral cumprimento dessa Resolução?

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Linha do Leste – valeu a pena lutar! O comboio vai voltar!

O transporte de passageiros vai regressar à linha ferroviária do Leste, em todo o seu percurso nacional (Entroncamento/Elvas) e chegará mesmo a Badajoz!
A reposição deste serviço, uma vez por dia, terá lugar no início no ano letivo.
Esta foi a boa notícia que Os Verdes tornaram hoje, 22 de junho, pública, na conferência de imprensa que realizaram em Elvas e que decorre do sucesso das negociações do PEV com o Governo, após as lutas travadas na Assembleia da República e com as populações do distrito de Portalegre, nomeadamente com a “Marcha pelo Comboio”, dando sequência aos compromissos assumidos pela CDU nas últimas eleições legislativas.








Os Verdes e eleitos da CDU estiveram, no mesmo dia, em Portalegre e Assumar/Monforte e levaram a boa notícia do retorno do transporte de passageiros à Linha do Leste às populações, populações que aderiram e apoiaram entusiasticamente a “Marcha pelo Comboio” promovida pelos PEV em novembro do ano passado!








segunda-feira, 19 de junho de 2017

Elvas - Reagendada Conferência de Imprensa – 5.ªfeira – 22 de junho - Verdes tornam público futuro do transporte de passageiros na Linha do Leste

Valeu a pena lutar!

O Partido Ecologista Os Verdes reagendou para a próxima 5.ª- feira, dia 22 de junho, pelas 11.00 horas, frente à estação ferroviária de Elvas, a Conferência de Imprensa, com a dirigente da Comissão Executiva, Manuela Cunha, para tornar público o compromisso do Governo com o PEV, relativamente à reposição do transporte ferroviário de passageiros na Linha do Leste.


Após a conferência de imprensa, os ativistas e dirigentes nacionais do PEV farão contactos com a população da área de abrangência da linha ferroviária, a exemplo do que foi feito aquando da realização da Marcha pelo Comboio, num percurso entre Elvas e Portalegre.

Estando previsto o contacto com a população:

De Elvas, S. Vicente e Santa Eulália entre as 12h e as 16h00;
De Arronches, pelas 16.30h;
De Portalegre, pelas 17.00h - Rossio e Rua do Comércio;
De Assumar, pelas 19.00h

Convidamos assim as senhoras e os senhores jornalistas a estarem presentes na referida conferência.


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Conferência de Imprensa - Os Verdes tornam público futuro do transporte de passageiros na Linha do Leste (Distrito de Portalegre)

Valeu a pena lutar!

O Partido Ecologista Os Verdes realiza na próxima 2.ª- feira, dia 19 de junho, pelas 11.00 horas, frente à estação ferroviária de Elvas, uma Conferência de Imprensa, com a dirigente da Comissão Executiva, Manuela Cunha, onde tornará público o compromisso do Governo com o PEV, relativamente à reposição do transporte ferroviário de passageiros na Linha do Leste.

Após a conferência de imprensa, os ativistas e dirigentes nacionais do PEV farão contactos com a população da área de abrangência da linha ferroviária, a exemplo do que foi feito aquando da realização da Marcha pelo Comboio, num percurso entre Elvas e Portalegre.

A passagem por Portalegre, para contacto com a sua população, está prevista para as 17.00h. Convidamos assim as senhoras e os senhores jornalistas a estarem presentes na referida conferência.