Mostrar mensagens com a etiqueta Portalegre. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Portalegre. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Portalegre – Linha do Leste - Amanhã: Marcha Pelo Regresso do Comboio Continua…

A Marcha ecologista em defesa do regresso de comboios de passageiros à Linha do Leste continua amanhã, sábado, 12 de novembro, desta vez entre Assumar (Monforte) e Arronches.

A Marcha partirá, às 9 horas, do Largo do Centro Cultural de Assumar, passará pela sua estação ferroviária e terminará na Vila de Arronches.

Hoje, 6.ª feira, pelas 17 horas, será feito contacto com a população de Assumar e serão recolhidas assinaturas para o Livro de Viagem.

















segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Muita terra, muita terra, pelo regresso do comboio, marchar, marchar!

Aqui ficam algumas das imagens da iniciativa de Os Verdes em defesa da reposição do serviço de passageiros na Linha do Leste, em toda a sua extensão e com oferta de horários adequados às necessidades da população - uma iniciativa denominada “Muita terra, muita terra, muita terra, pelo regresso do comboio marchar, marchar!”

Depois de uma ação que se realizou durante o período da manhã, em que foram recolhidos recados e mensagens no “Livro de Viagem”, dirigidos ao Ministro Pedro Marques, com a participação dos portalegrenses, os ativistas e amigos de Os Verdes percorreram, a pé, o primeiro troço do percurso, entre a Estação de Portalegre e a Estação de Assumar.

A recolha de assinaturas no Livro de Viagem e contato com a população de Portalegre






  

Na Estação de Portalegre e a chegada do comboio



A marcha, com início na estação de Portalegre e chegada a Assumar




 

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Portalegre – Linha do Leste - Pelo Regresso do Comboio, Marchar! Marchar!

Os Verdes, não conformados com o arrastar da reposição da circulação de passageiros na Linha do Leste, decidiram, em coincidência com o debate do Orçamento do Estado, percorrer a distância entre Portalegre e Elvas a pé, percurso que está totalmente desprovido de serviço de passageiros.

Esta marcha, que será feita por troços, terá início na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, com a realização do percurso entre a Estação de Portalegre e a Estação de Assumar, freguesia do Concelho de Monforte.

Relembramos que, há cerca de um ano, a Assembleia da República aprovou uma Resolução por unanimidade, proposta pelo PEV, que recomendava ao Governo a reposição do transporte de passageiros na Linha do Leste, em todo o seu percurso e com a oferta de horários adequados às necessidades das populações.


Esta iniciativa de “Os Verdes” visa fazer chegar à Assembleia da República e junto do Governo a voz das populações de Portalegre que querem o seu comboio de volta. Por isso, Os Verdes vão, durante a manhã de sexta-feira, contactar com a população da cidade, a partir das 10.30h, na zona do Rossio, na Rua do Comércio e noutras zonas da Cidade de Portalegre e fazer preencher um Livro de Viagem.

Serão também contactadas as populações de Assumar, freguesia que tem estação de caminhos-de-ferro e que sempre teve grande relação com o comboio, aquando da chegada da marcha à localidade que se prevê para cerca das 17 horas

Convidamos os Senhores e as Senhoras Jornalistas para a partida da Marcha, às 14h30 do dia 4 de novembro, na Estação Ferroviária de Portalegre. Antes da partida serão prestadas declarações à Comunicação Social e será dada voz a todos os apoiantes da marcha que estejam presentes.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Verdes persistem na reposição urgente da Linha Leste

Uma delegação da direção nacional e do coletivo regional de Portalegre do Partido Ecologista Os Verdes reúne hoje, 29 de setembro, com a direção da União dos Sindicatos do Norte Alentejano.

Esta reunião, solicitada pelo Os Verdes à direção da  União de Sindicatos, tem por objetivo abordar  as questões da Robinson, nomeadamente os problemas para alguns trabalhadores decorrentes da insolvência da empresa e as medidas de salvaguarda do património.

Os Verdes pretendem ainda abordar com a União de Sindicatos a demora que está a ocorrer na reposição do transporte de passageiros na Linha do Leste e dar a conhecer as iniciativas que pretendem tomar sobre esta matéria.

Pelas 11.30h, à porta da sede da União dos sindicatos do Norte Alentejano, na cidade de Portalegre, Os Verdes prestam declarações, para as quais convidam desde já os senhores e senhoras jornalistas e tornarão pública a iniciativa que os Verdes vão promover para exigir a reposição rápida do transporte de passageiros na Linha do Leste.


Pela tarde às 14.30h, Os Verdes reunirão no mesmo local com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses a pedido deste para abordar questões relacionadas com os profissionais que representam.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Novo dado sobre prazo para salvar a Robinson - Indústria Corticeira de Portalegre


Dois dias apenas após a entrega do dossiê, relativo ao caso do património industrial corticeiro da Robinson, localizado em Portalegre, entregue na passada terça-feira, Os Verdes foram informados pelo gabinete do Ministro da Cultura que o caso está a ser devida e atentamente analisado.

Os Verdes foram ainda informados de que de uma primeira análise aos documentos entregues, nomeadamente um despacho do Tribunal de Portalegre, existe o entendimento de que o prazo limite para este Ministério se poder pronunciar sobre os destinos do património móvel da Robinson, ameaçado de alienação, não se esgota no dia 17 de setembro, como inicialmente interpretado, restando um prazo um pouco mais dilatado para esta pronúncia.

Os Verdes consideram como muito positiva a rapidez e a atenção dada ao assunto, pelo Gabinete do Ministro da Cultura, e consideram que é a prova que as iniciativas do PEV e de todos quantos se têm mobilizado para Salvar a Robinson já valeu a pena. Os Verdes esperam agora que, o interesse e a atenção afirmada pela tutela da Cultura não venham a esmorecer para que de forma céleres se venha a encontrar uma solução que preserve este património e simultaneamente resolva o problema dos trabalhadores que ficaram lesados pela insolvência da Sociedade Corticeira Robinson.





quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Os Verdes questionaram o Ministro do Planeamento e Infraestruturas sobre a Linha do Leste

Heloísa Apolónia, deputada ecologista, questionou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, sobre a Linha do Leste, na Comissão Parlamentar de Economia que se realizou hoje, 14 de setembro. O combate às assimetrias regionais exige medidas concretas para a fixação de populações no interior do país e os transportes públicos, neste caso o ferroviário, precisam de dar resposta às necessidades das populações, regular e com qualidade.

"Em que ponto da situação estamos em relação à Linha do Leste e ao Projeto que, por via dos Verdes, foi aprovado na Assembleia da República e que remete para a necessidade de transporte de passageiros mais regular para as necessidades das populações e para a promoção do desenvolvimento da zona"