Mostrar mensagens com a etiqueta Portalegre. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Portalegre. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 14 de março de 2019

Ecolojovem Os Verdes apoia Greve Climática Estudantil - 15 de março


As alterações climáticas são cada vez mais evidentes e os seus efeitos no Planeta, nos ecossistemas e nos seres humanos cada vez mais preocupantes. Ação urgente é necessária para travar e minimizar os seus efeitos. Ação urgente é necessária para nos adaptarmos. As futuras gerações serão as grandes vítimas daquilo que fazemos ao Clima.

É com esta grande preocupação que os jovens de hoje se estão a mobilizar para exigir ação para travar e mitigar os efeitos das alterações climáticas. A greve climática estudantil convocada para o próximo dia 15 de Março é reflexo dessa exigência de ação.

A Ecolojovem Os Verdes, não pode deixar de estar de acordo com esta mobilização e apoiá-la. Membros da Ecolojovem – Os Verdes participarão nas várias marchas que se projetam para diferentes pontos do país com o objetivo de obrigar o Governo a tomar medidas essenciais para que se resolva a crise climática que atravessamos e garantindo que ainda é possível minimizar a situação de modo a que a vida na Terra não altere drasticamente a sua maneira de ser.

Os jovens ecologistas lutam há 30 anos para sensibilizar as populações para as questões ecologistas incluindo as alterações climáticas e os seus efeitos devastadores no nosso planeta, no clima, na biodiversidade, na saúde e nos mais variados setores da sociedade que se ressentem com estas alterações.

Temos encetado as mais variadas campanhas de modo a exigir junto das tutelas responsáveis não só uma mudança de comportamentos, mas igualmente um comprometimento com o respeito pelo ambiente e no cumprimento da Constituição da República Portuguesa que determina que todos temos direito a um ambiente de vida humano, sadio e ecologicamente equilibrado. 

No entanto, não deixamos de ter em mente que a Ecolojovem pugna pelo fim do capitalismo como modelo económico por considerar que este modelo serve apenas os interesses do lucro, através da promoção de um consumo rápido que esgota recursos e polui o nosso ambiente. Acreditamos que as políticas verdadeiramente ambientais não podem ser apenas políticas de “green washing” para alívio de consciências e sim, políticas integradas que alterem todos os setores de modo a que o ambiente não seja colocado ao serviço do grande capital e que não seja apenas tido em consideração quando dá lucro.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Venda de Teatro no OLX! - Verdes Responsabilizam Câmara pela “Desproteção” do Teatro Portalegrense e questionam o Ministério da Cultura

Foi com estupefação e tristeza que o Partido Ecologista Os Verdes tomou conhecimento que o teatro Portalegrense está à venda no OLX.

Esta informação é tanto mais triste quanto este teatro de interesse patrimonial, em termos da memória dos portalegrenses e da vida cultural local, nomeadamente pela sua inegável ligação à obra de José Régio, é também um testemunho arquitetónico dos meados do séc. XIX, da autoria do arquiteto José de Sousa Larcher.


Esta notícia, que cai no ano em que se comemoram os 50 anos da morte de José Régio, é mais um exemplo do desprezo, desleixo e incúria em que o património cultural da cidade de Portalegre se encontra e cujo exemplo mais demonstrativo é o da Fábrica Robinson.

Este teatro privado encontra-se, por incúria municipal, sem nenhuma retaguarda de proteção patrimonial! Em tempos foi solicitado, ao Ministério da Cultura, a classificação de Interesse Nacional do teatro, tendo sido considerado, pela então tutela, que o mesmo não reunia os requisitos necessários para tal classificação nacional, mas, o mesmo aconselhava a acionar a classificação de âmbito municipal. Se, tal tivesse acontecido, o teatro, se bem que privado, teria hoje um “airbag” de proteção que o resguardaria de utilizações e de intervenções que levassem a profundas alterações arquitetónicas e à adulteração das suas características.

Não o tendo sido, agora, só uma firme intervenção da autarquia e dos portalegrenses poderá impedir esta perda irremediável de memória cultural e arquitetónica de Portalegre.

Face a esta situação, O Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre a publicitação de venda, no OLX, do Teatro Portalegrense que se encontra num estado de degradação por se encontrar ao abandono e pela ausência de um estatuto de proteção que o resguarde de utilizações e de intervenções que poderão levar a profundas alterações arquitetónicas e à adulteração das suas características.

Pergunta:

Foi com estupefação e tristeza que o Partido Ecologista Os Verdes tomou conhecimento que o teatro Portalegrense está à venda no OLX e poderá vir a ser transformado em Hotel!

Esta informação é tanto mais triste quanto este teatro, um dos mais antigos do país, tem indiscutivelmente um interesse patrimonial, não só pelo lugar que ocupou na história do Teatro português e da vida cultural local, nomeadamente pela sua ligação à obra de José Régio, com o que ocupa ainda hoje na memória dos portalegrenses, mas também pelo testemunho arquitetónico que representa. O projeto da autoria do arquiteto José de Sousa Larcher inspirou-se no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

Esta notícia, que surge no ano em que se comemoram os 50 anos da morte de José Régio, é mais um exemplo da degradação e incúria em que o património edificado, seja ele público ou privado, da cidade de Portalegre se encontra e cujo exemplo mais demonstrativo é o da Fábrica Robinson.
Este teatro, propriedade de um privado, não tem nenhuma retaguarda de proteção patrimonial ! Em 2009, a proprietária do teatro solicitou ao IGESPAR a sua classificação de Imóvel de Interesse Nacional, tendo o parecer emitido por este organismo considerado que o mesmo não reunia os requisitos necessários para tal classificação, o processo foi encerrado, ressalvando e aconselhando que a autarquia acionasse a classificação de âmbito municipal. O que não veio a acontecer.

Hoje, o teatro Portalegrense está duplamente ameaçado, pelo estado de degradação a que o abandono o votou e pela ausência de um estatuto de proteção que o possa resguardar de utilizações e de intervenções que levarão a profundas alterações arquitetónicas e à adulteração das suas características e como consequência ao apagamento total do papel deste edifício na vida pública e cultural da cidade de Portalegre.


Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Cultura possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1 Quais as justificações apresentadas para que o Teatro de Portalegre não fosse considerado de Interesse Nacional?

2. Qual o parecer da Autarquia, sobre essa pretensão?

3. Que medidas pretende esse Ministério tomar para que este património tão valioso para a Cidade de Portalegre não se venha a perder e possa manter as características de uso e usufruição pública cultural?



domingo, 3 de fevereiro de 2019

Campanha de OsVerdes - "Uma Rolha pela Fábrica da Rolha”


Portalegre juntou-se campanha Os Verdes"Uma Rolha pela Fábrica da Rolha - o Museu da Fábrica Robinson precisa de avança" e assinou sem hesitar! Fica claro que a população de Portalegre quer a preservação e valorização do património corticeiro da Robinson, memória da população de Portalegre e potencial de desenvolvimento para o Concelho.

1 de fevereiro em Portalegre, no Centro Comercial Fontedeira







2 de fevereiro em Portalegre, no Mercado Municipal





quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Amanhã - Portalegre - Os Verdes Lançam Campanha:” Uma Rolha pela Fábrica da Rolha”

Os Verdes lançam novo apelo à população de Portalegre para que reafirme o seu querer ver preservado o Património Industrial Corticeiro da Robinson, que é indiscutivelmente uma memória de grande parte das famílias desta cidade e deste concelho, e quererem ver concretizados passos no sentido de transformar aquele espaço em museu, onde seja valorizada a memória individual, coletiva e identitária de Portalegre.



Os Verdes estarão amanhã, entre as 10h e as 13h, na entrada do Centro Comercial Fontedeira e no sábado no Mercado Municipal, a fim de recolherem as rolhas de cortiça que a população queira entregar com o seu nome inscrito.

Por isso, o PEV convida os cidadãos a irem ao seu encontro e a depositarem a sua rolha de cortiça em garrafões, que serão posteriormente entregues na Câmara Municipal de Portalegre e a outras entidades responsáveis pela proteção e valorização deste Património Industrial Corticeiro.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Fábrica Robinson – Portalegre - Os Verdes e Ministra da Cultura com reunião já marcada para quarta-feira

No seguimento da denúncia feita pel´Os Verdes da demolição de um edifício, que funcionou como armazém de cortiça granulada, da fábrica Robinson em Portalegre, património classificado de interesse público, e de outras intervenções de gestão que têm vindo a acontecer e que o PEV considera lesivas à preservação e valorização daquele património como um todo e para o bem da cidade, Os Verdes vão ter, no quadro das reuniões bilaterais com o Governo, uma reunião com a Ministra da Cultura.


Esta é uma reunião de urgência, marcada para a próxima quarta-feira, dia 23 de janeiro – que poderá até ser antecipada - que servirá para abordar esta questão e ver a responsabilidade e as medidas que o Ministério vai tomar para dar cumprimento à Resolução da Assembleia da República. Na terça-feira, dia 29 de janeiro, o deputado de Os Verdes José Luís Ferreira, em visita ao Distrito, deslocar-se-á à Robinson.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Verdes Denunciam Crime Contra a Robinson – Património Industrial Corticeiro de Portalegre

Hoje chegou ao PEV uma denúncia, documentada pelas fotos em anexo, de que o Conselho de Administração da Robinson estaria a demolir (confirmado pelas fotos) um edifício da antiga fábrica Robinson, Património Industrial Corticeiro de Portalegre, classificado de interesse público que foi motivo de uma grande luta nacional de Os Verdes, nomeadamente através de uma ação junto do Presidente da República, do Ministro da cultura e na própria Assembleia da República, assim como uma petição nacional que levou à aprovação por unanimidade de uma Resolução Parlamentar que afirmava a vontade e urgência de salvar aquele património.





Em vez disso, o atual Conselho de Administração acaba de demolir um dos edifícios desse espaço, cuja parte do teto tinha sido afetada por uma derrocada, derrubando todo o edifício para cima das máquinas a vapor.

Os Verdes alertados para esta situação vão imediatamente tomar as medidas necessárias para junto do Ministério da Cultura e da DGPC (Direção Geral do Património e Cultura) e da própria polícia, onde pretendem entregar uma denúncia por Crime Contra o Património, previsto no Artigo 213º do Código Penal.

Mais ainda, desconhece-se a existência, no local, de qualquer edital de demolição, por isso o PEV vai exigir saber se a Câmara Municipal licenciou tal demolição.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Ramal de Portalegre Inscrito no PNI 2030, Graças a Os Verdes

Graças à persistente luta travada e a uma firme negociação com o governo, o PEV conseguiu a inscrição do Ramal de Portalegre no PNI 2030 (Programa Nacional de Investimento).

Este investimento aparece inscrito no quadro do Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional com uma verba atribuída de 235 Milhões de Euros para a totalidade do Programa e permite atender não só ao Estudo de viabilidade do ramal, mas também ao Projeto.

A chegada do comboio a zona industrial, aproximando o comboio da cidade, deu mais um passo para se tornar realidade.


No entanto, o PEV não vai ficar de braços à espera que aconteça, mas vai continuar mobilizado e apelar a todos os Portalegrenses a continuarem ao nosso lado até à concretização desta obra.

O PEV está convicto que este Ramal é uma porta aberta para o desenvolvimento de Portalegre, tanto a nível de passageiros como de mercadorias, ligando a cidade ao Porto de Sines, Espanha e à Linha do Norte.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Verdes Veem Aprovado Primeiro Passo Para Construção do Ramal Ferroviário de Portalegre

Foi hoje dado o primeiro passo com a aprovação, em sede de Orçamento do Estado, da proposta do PEV, para aproximar a Linha do Leste da zona industrial à cidade de Portalegre, com a construção de um ramal.

A proposta apresentada pelo PEV, e hoje aprovada, dá o aval à realização de um estudo de viabilidade desta obra ferroviária.


Os Verdes relembram que esta proposta, que vêm a defender há muito tempo, recolheu forte apoio da população da cidade e do concelho de Portalegre, apoio expresso através da assinatura de postais pela população e que foram entregues ao Secretário de Estado dos Transportes.

Os Verdes não duvidam que esta manifestação expressa da vontade da população, pela construção do ramal, de apoio à iniciativa do PEV, deu uma ajuda inegável para a aprovação desta medida em sede de Orçamento do Estado.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Governo Confrontado pelo PEV No Plenário da AR Com a Necessidade de Construir o Ramal de Portalegre


No quadro do debate sobre Interioridade, decorrido hoje na Assembleia da República, a deputada Heloísa Apolónia de Os Verdes confrontou o Ministro Adjunto, com a necessidade urgente de construção do ramal de Portalegre, como um dos exemplos concretos e estratégicos para combater a interioridade.

A deputada considerou que, no momento em que está mais que comprovado, do ponto de vista científico, que as Alterações Climáticas vão afetar o Alentejo, o combate à interioridade nesta região passa por escolhas acertadas e como tal apontou como caminho errado e muito preocupante o olival intensivo , que como sabemos está a ganhar terreno, nomeadamente no sul do distrito, e como caminhos corretos o investimento e desenvolvimento da ferrovia, apontando o ramal de Portalegre como peça estratégica para ligação da capital do distrito ao porto de Sines, favorecendo a atração de empresas e a criação de postos de trabalho no concelho e distrito.

Na abertura da intervenção a deputada ecologista não deixou de apontar responsabilidades aos anteriores governos pelo estado de interioridade a que uma vasta área do país chegou, nomeadamente o Alentejo.



sexta-feira, 24 de agosto de 2018

“COMBOIOS A ROLAR, PORTUGAL A AVANÇAR” - Portalegre - Um ano depois, Os Verdes assinalam o regresso do transporte de passageiros à Linha do Leste e continuam a luta por mais comboios

Um ano depois, Os Verdes assinalam a reposição do transporte de passageiros à Linha do Leste entre o Entroncamento e Badajoz, com uma viagem de comboio.

Esta iniciativa terá lugar na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto, e não visa apenas comemorar esta melhoria, para a qual Os Verdes deram um contributo inegável, mas também dar continuidade à luta exigindo a implementação de mais horários, e alargando a oferta de serviços, por forma a melhor servir a população e o desenvolvimento do distrito de Portalegre.


Esta viagem pela Linha do Leste integra-se numa campanha mais vasta em defesa da ferrovia que Os Verdes vão promover, intitulada "Comboios a Rolar, Portugal a Avançar", que terá início na terça-feira dia 28 de agosto, com uma visita ao Pólo Oficinal da EMEF e às áreas de parqueamento de material circulante inoperacional no Entroncamento, e que se prolonga até à Semana Europeia da Mobilidade.

Vimos convidá-los a participarem connosco na viagem no comboio na Linha do Leste, podendo juntarem-se no Entroncamento, ou em qualquer outra estação da linha, ou a comparecer nos locais onde serão feitas declarações à imprensa.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

16 e 17 de agosto - Defesa da Serra de S. Mamede contra os incêndios leva Os Verdes a reunir com entidades responsáveis

Depois do incêndio ocorrido há cerca de 10 dias e que dizimou as encostas de Marvão, Os Verdes ficaram ainda mais preocupados com os meios e condições existentes para prevenir e combater os incêndios na Serra de S. Mamede.

Perante esta situação, a direção nacional do PEV decidiu pedir uma reunião com carácter de urgência para abordar estas questões ao Parque Natural de S. Mamede, Câmara Municipal de Marvão e Comando Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, de acordo com o programa que se segue:

Programa - 16 de agosto - HOJE

14.30h – Reunião com o Parque Natural de S. Mamede – Portalegre
16.30h – Reunião com a Câmara Municipal de Marvão – Marvão

Programa – 17 de agosto - AMANHÃ

10.00h – Reunião com CDOS de Portalegre (Rua Comandante José Maria Ceia, n.º 9 - Zona Industrial de Portalegre)

A delegação de Os Verdes fará uma conferência de imprensa amanhã, 17 de agosto, às 12.00h, no final da reunião com o CDOS, para dar conta do resumo desta jornada. Os Verdes estarão ainda disponíveis para declarações aos órgãos de comunicação social no dia de hoje, 16 de agosto, através do número 962 815 445 (dirigente nacional do PEV, Manuela Cunha).

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Assim Foram as Iniciativas d`Os Verdes no Distrito de Portalegre

A campanha “O Clima está em mudança! – Toca a Mudar Também!", dedicada às Alterações Climáticas, composta por uma exposição de cartoons, esteve durante o dia de sexta-feira, dia 20 de julho, em Portalegre, tendo despertado a curiosidade e interesse dos portalegrenses que acorreram a visitá-la.

No dia seguinte, sábado, 21 de julho, entre "pedras e pedrinhas" da calçada medieval de Marvão e ao longo das margens do Rio Sever até Ponte Velha, realizou-se a 1ª caminhada d' Os Verdes de observação da biodiversidade da Serra de São Mamede.

Uma caminhada dedicada aos répteis e anfíbios, acompanhada pelo biológico portalegrense João Pargana (ICNF), especialista na matéria.

Um momento de convívio, de amizade, de aprendizagem e de usufruição da natureza, em todo o seu esplendor, são assim as Caminhadas verdes!





















quinta-feira, 19 de julho de 2018

Iniciativas d`Os Verdes no Distrito de Portalegre - “O Clima está em mudança! – Toca a Mudar Também!” E Caminhada Verde pela Serra de São Mamede”

No dia Mundial do Clima, o PEV lançou uma Campanha dedicada a um dos maiores desafios que se coloca à Humanidade e à vida no Planeta, as Alterações Climáticas, denominada “O Clima está em mudança! – Toca a Mudar Também!".

Esta campanha que percorrerá todo o país, com uma exposição de rua de cartoons, da autoria do arquiteto Telmo Quadros, estará amanhã sexta-feira, dia 20 de julho, na Praça da República, junto à esplanada do “Gémeos Bar” , em Portalegre, entre as 11h e as 18 horas, onde se encontrarão dirigentes nacionais, como Manuela Cunha, elementos do coletivo regional, nomeadamente rosário Narciso, eleita na Assembleia Municipal de Portalegre e outros ativistas de Os Verdes, em contacto com a população.

No dia seguinte, sábado dia 21 de julho, Os Verdes organizam uma caminhada na Serra de S. Mamede “Conhecer para Proteger - Caminhadas Verdes pela Serra de São Mamede”, onde o tema será a biodiversidade/anfíbios e répteis desta área protegida, com o apoio científico de João Pargana, Biólogo no ICNF e que também trabalhou no Parque Natural de São Mamede.

O ponto de encontro para a caminhada na natureza é em Marvão, junto à entrada da Fortaleza, às 8.00h. O percurso é fácil, tem cerca de 12km de extensão, e poderemos observar a calçada romana e o Rio Sever.

Amanhã, sábado, Os Verdes estarão disponíveis para prestarem declarações à Comunicação Social, no espaço da exposição, a partir das 14.30h.


sexta-feira, 8 de junho de 2018

Portalegre - Campanha “Um Postal por um Ramal” Chegou ao Fim!

A Campanha “Um Postal por um Ramal”, lançada pelos Verdes no fim de janeiro, que visava recolher o apoio da população para a construção de um Ramal Ferroviário que ligue a Linha do Leste ao Parque Industrial de Portalegre, aproximando o comboio da cidade e facilitando deste modo o acesso às pessoas e às mercadorias, chegou ao fim.

Na próxima terça-feira, dia 12 de junho, ao final da tarde, Os Verdes irão entregar os cerca de 1500 postais assinados, recolhidos na cidade de Portalegre, ao longo de três meses, ao Secretário das Infraestruturas, Guilherme d’Oliveira Martins.




sexta-feira, 11 de maio de 2018

Posição de Os Verdes sobre o Debate pela Igualdade de Género em Portalegre

Decorreu ontem, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), uma iniciativa da associação “Clube Capazes”, sobre a igualdade de género e precariedade económica. Uma iniciativa cujo mérito à 1.ª vista parece inquestionável, mas face às notícias vindas a público na comunicação social nacional, Os Verdes questionam não só o objetivo como os critérios de financiamento público.

É que na realidade a promoção deste debate e de 3 outros similares no Alentejo custam ao erário público, através de financiamento comunitário, cerca de 73 mil Euros. Uma verba de valor bastante generosa, tendo em conta que promover um debate não é algo que acarrete custos tão elevados quanto isso, sobretudo se estes tiverem apoio das autarquias, como é aqui o caso, e tendo também em conta que associações que lutam pelos direitos das mulheres e pela igualdade de género, com provas dadas em Portugal ao longo de décadas e com projetos bem mais complexos e envolventes da comunidade e que visam deixar redes permanentes de intervenção no território, nomeadamente no Alentejo, foram contempladas com o mesmo valor.

Para além disso, Os Verdes não podem deixar de estranhar que esta Associação, Clube Capazes, só convide pessoas ligadas ao PS e BE.

Por parte de Os Verdes, não pondo em causa o legítimo apoio a iniciativas deste âmbito, questionamos, no entanto, os critérios subjacentes à escolha dos projetos e o valor de financiamento de cada um.

Por parte de Os Verdes o nosso empenho em prol da igualdade de género faz-se todo o ano. Participamos em debates em escolas públicas, por isso ainda este ano participámos num debate na Escola José Régio, em Portalegre.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Portalegre - HOJE - Verdes Reúnem com Administração da Robinson

Na sequência da reunião do PEV com o Ministro da Cultura e com a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Os Verdes reúnem, hoje, dia 18 de abril, com o novo Conselho de Administração da Fundação Robinson, para abordar os passos necessários para dar execução à Resolução da Assembleia da República, para salvar e valorizar o património Industrial Corticeiro da Robinson.


À saída da reunião, com término previsto para as 17horas, Os Verdes prestarão declarações à comunicação social, frente ao portão principal da Robinson.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Portalegre - Verdes Reúnem com Administração da Robinson e Promovem Conversa Ecologista

Na sequência da reunião do PEV com o Ministro da Cultura e com a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Os Verdes reúnem agora, na quarta-feira, dia 18 de abril, com o novo Conselho de Administração da Fundação Robinson, para abordar os passos necessários para dar execução à Resolução da Assembleia da República, para salvar e valorizar o património Industrial Corticeiro da Robinson.

À saída da reunião, com término previsto para as 17horas, Os Verdes prestarão declarações à comunicação social, frente ao portão principal da Robinson.

Os senhores jornalistas ficam ainda convidados para, no dia 19 de abril, pelas 18.00h, assistirem à Conversa Ecologista de comemoração dos 35 anos de Os Verdes, assim como à inauguração de uma Exposição Fotográfica sobre os 35 anos de lutas ecologistas, que decorrerá no Bar “Pátio da Casa”, em Portalegre

A Conversa Ecologista contará com a participação de André Martins, membro fundador do PEV e Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e de Manuela Cunha, membro da Comissão Executiva Nacional do PEV.